Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 23 de maio de 2012

A árvore do 9ºA

A nossa escola aderiu ao passatempo" Sim, vamos criar uma árvore!", da Tetrapak. A primeira turma a concluir a sua árvore foi o 9º A e aqui fica a descrição do projeto:

"Nós, alunos da turma A, do 9º ano de escolaridade da ESRP, Caldas da Rainha, aceitámos o desafio de participar, no âmbito da disciplina de Educação Visual, no concurso “Sim, vamos criar uma árvore”, promovido, entre outros, pela Tetra Pak.
Ao iniciarmos o projecto, partimos da ideia de “criar” uma árvore assente na base temática “Os quatro elementos da Natureza”.
Sendo um dos principais objectivos do projecto a promoção, junto dos mais jovens, da importância da reciclagem de embalagens usadas para o meio ambiente, achámos interessante a ideia de, aos quatro elementos da Natureza (ar, fogo, terra e água), acrescentarmos um quinto: as embalagens Tetra Pak.
Dividimos a turma em cinco grupos, ficando cada um encarregue de uma parte da construção da árvore:

Terra - Base:
Na base pretendíamos remeter ao elemento terra. Colocámos assim diversas embalagens Tetra Pak desmontadas, de modo a dar a entender que as mesmas fertilizam o chão de onde nasce a nossa “árvore ecológica”.

Terra - Tronco:
O tronco tratou-se de um tubo com cerca de 1.55 m de altura, feito de papel reciclado. Desmontamos alguns pacotes Tetra Pak e retiramos uma camada do cartão da embalagem, de modo a ficar visível a parte de cor castanho.
Seguidamente aplicámo-las no tubo que serviu de tronco, enrugámos um pouco as embalagens de forma a dar a ideia de casca.

Água
Para realizar a água tomámos a decisão de envolver o tronco como que por uma cascata também realizado com embalagens Tetra Pak. As embalagens foram desconstruídas, cortadas na vertical em três partes e enroladas na vertical (agrafámos as pontas dos rolos para que estes não se desfizessem). Recorremos a arame, onde inserimos os rolos concretizando a ideia de cascata que percorre o tronco, atribuindo-lhe a cor da água, culminando na base num pequeno lago.

Fogo
Planificamos as embalagens à semelhança de outros grupos e colorimo-las com tons quentes, tentando representar o fogo. Após as embalagens secarem, recortámo-las com aspecto de pequenas chamas com forma semelhante a folhas e por fim inserimo-las na árvore.

Ar
Deu-nos muito que pensar o ar, pois não é fácil representá-lo de uma forma física. O remoinho serviu-nos de inspiração para a estrutura de arame. Cobrimo-la com pasta de papel.
Com o remoinho colocado na árvore faltava à turma para além do fogo algo que fizesse volume e que transparecesse mais a ideia de uma árvore natural. Rapidamente toda a turma coloriu de verde uma espécie de esponja que estava nos materiais do bloco de artes da escola e colocámo-la no interior do remoinho onde aplicamos também algumas folhas inclinadas de vários modos, para parecer que tal movimento se devia ao vento. No momento de fotografar a árvore decidimos, com secadores e farinha, transparecer a ideia de vento de uma neblina arrastada.

Com as embalagens fornecidas pela organização elaborámos borboletas como elementos complementares da natureza, as quais tinham presente o símbolo, que era condição do concurso.

Alunos da turma A, do 9º Ano de Escolaridade
Escola Secundária/3 de Raul Proença, Caldas da Rainha"

Parabéns por todo o vosso trabalho!
Clicando na imagem acedemos à galeria fotográfica da execução do projeto.



Sem comentários:

Enviar um comentário